11 perguntas frequentes sobre o Ensaio Gestante Subaquático

O ensaio subaquático é uma nova modalidade de sessão fotográfica que oferece a possibilidade de registrar momentos especiais de uma maneira diferente, espontânea e criativa.

Esse tipo de ensaio é muitas vezes utilizado para ensaios em família, já que é uma forma mais divertida de convencer as crianças de participar (qual é a criança que não curte uma piscina!?), mas também vem sendo muito utilizado por casais (antes ou logo após o casamento) e até mesmo por gestantes, para registrar a gestação.

As condições da água e a iluminação disponível afetam muito o resultado do ensaio. Por esse motivo e pela preocupação com a segurança, a maioria dos fotógrafos optam por realizar ensaios subaquáticos em piscinas.

Para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre esse tipo de fotografia, separamos as 11 principais dúvidas sobre ensaios subaquáticos.

Dúvidas frequentes:

1 – Existe alguma contraindicação para realizar o ensaio subaquático?

Sua segurança deve estar em primeiro lugar. Pergunte ao seu fotógrafo sobre a profundidade da piscina e certifique-se que você esteja à vontade com a resposta. Ensaios subaquáticos podem ter resultados ótimos mesmo em piscinas com profundidades médias.

Isso é especialmente importante se você for gestante, já que cada gestação é única e requer seus cuidados. Apesar de ser na piscina, o ensaio requer um certo esforço que muitas gestantes subestimam. Ninguém melhor que seu obstetra para conversar, analisar e autorizar esse ensaio. Eu costumo pedir que minhas clientes gestantes tragam um atestado no dia do ensaio confirmando que estão aptas a realizar o ensaio.

2 – Não sei nadar mas adoraria fazer esse ensaio subaquático, posso?

Você pode fazer o ensaio, desde que não tenha medo da água e desde que a piscina tenha altura que permita a você se manter em pé. Se não conseguir abrir os olhos, sorrir, mas se conseguir mergulhar de olhos fechados, sem franzir a testa ou fazer bochecha de ar, você já vai conseguir ótimas fotos.

Se você realmente está interessada nesse tipo de ensaio e tem dificuldades na piscina, indico que dedique ao menos dois meses para aprender a nadar antes da data do ensaio. Quanto maior for a sua desenvoltura na água, melhores as chances de conseguir aquelas poses que mais te impressionaram.

3 – Socorro, minha barriga não me deixa afundar! O que eu faço agora?

Muita calma nessa hora! Você vai superar!

Eu brinco que no ensaio subaquático, a barriga da gestante funciona como uma boia “in natura”. Ela tem o efeito de fazer a gestante flutuar mais rápido após o mergulho.

Mas com ajuda de uma técnica bem simples é possível minimizar esse incômodo. Ao mergulhar, indico que a gestante solte quase todo o ar pelo nariz e então faça a pose combinada. Sem forçar, você naturalmente vai sentir necessidade de soltar o resto do ar e retornar a superfície. Esse processo dura poucos segundos. E se a pose não ficar boa na primeira vez, fazemos tudo de novo respeitando seu tempo de descanso.

Por esse motivo sempre indico que gestantes caiam na piscina algumas vezes antes do ensaio. Dessa forma você tem tempo de se acostumar com o efeito da barriga e com certeza vai se sentir bem quando a data da sessão finalmente chegar.

4 – Qual o período ideal para realizar esse ensaio subaquático?

Se você não é gestante, qualquer hora é hora!

Se você for gestante, a situação é outra. Até pouco tempo, eu sugeria agendar entre a 28ª a 32ª semana de gestação. Mas já realizei ensaio em que a gestante estava com trinta e oito semanas de gestação, diva, super disposta, enquanto outras com trinta semanas já se sentiam cansadas e castigadas pelos temidos inchaços. Por esse motivo, resolvi mudar a indicação para fotografarmos entre a 24ª a 30ª semana de gestação. Nesse período as gestantes tem melhor desenvoltura com a barriga pequena. Além disso, evitamos riscos de inchaços nas pernas e fadiga atrapalharem no seu ensaio.

Se você já passou do período sugerido e mesmo assim quer fazer o ensaio, nada melhor do que cair na piscina antes de tomar uma decisão. Se você estiver se sentido bem, conseguindo nadar e mergulhar, você pode realizar o seu ensaio sem qualquer problema! Só não esqueça de conversar com seu médico!

5 – Quanto tempo dura o ensaio subaquático?

Em torno de uma a duas horas na piscina, incluindo trocas de roupas quando necessárias, pausa para respiração, uma ida rapidinha ao banheiro, rs. Mas esse tempo pode ficar um pouco maior se houver contratação de serviços de maquiagem, que normalmente são realizados antes de cair na piscina.

6 – Qual a roupa ideal para levar para o ensaio subaquático?

Para ensaios em família, indica-se que pais e meninos usem bermudas ou jeans e camisas de cores básicas. Mamães devem usar lingerie (calcinha e sutiã) cor da pele. Lingerie de outras cores e estampas podem sobressair no tecido e dificultam o trabalho de pós produção. Afinal, você não quer um biquíni de bolinha aparecendo sob a transparência do tecido, não é mesmo!?

Para ensaios com gestantes é comum que os fotógrafos disponibilizem vários looks para escolha e tecidos para compor, além de outros adereços como molduras, flores, balanços e caudas de sereia, por exemplo.

Se você tem outros adereços como sapatinho do bebê, biquíni, chapéu, um vestido mais justo que marque suas novas curvas, converse com o seu fotógrafo. Em meus ensaios eu encorajo que o cliente traga seus próprios adereços porque eles ajudam a tornar o seu ensaio ainda mais único.

7 – É possível realizar o ensaio subaquático em qualquer piscina?

De uma maneira bastante direta, não. Nem todas as piscinas são adequadas para um ensaio subaquático.

Em geral, fotógrafos que oferecem ensaios subaquáticos também indicam piscinas adequadas para a sessão. Se mesmo assim você decidir realizar o ensaio na sua casa ou condomínio, alguns cuidados são essenciais:

  • Em relação ao tamanho, o indicado é que a piscina seja grande tanto na largura quanto no comprimento. Piscinas tipo raia (2,5m x 20m), por exemplo, tendem a refletir o azulejo na imagem, o que deixa mais complexa, em alguns casos até mesmo impossibilita, a remoção dos mesmos na edição.
  • A profundidade da piscina também precisa ser avaliada. Piscinas devem ter uma profundidade mínima para que as fotos atinjam a amplitude e qualidade esperada.
  • As cores dos azulejos também são um fator importante. Piscinas com muitos desenhos ou azulejos escuros também não são indicadas, pois podem causar manchas na edição, escurecer a imagem ou forçar que suas fotos fiquem com azulejos aparecendo.
  • No dia do ensaio a piscina precisa estar com a água 100% limpa e cristalina, pois a água turva prejudica a qualidade das fotos.
  • Piscinas aquecidas, em área coberta e com boa claridade são as mais indicadas. Piscinas não aquecidas deixam você à mercê do tempo. Ninguém se sente bem em mergulhar numa piscina de água gelada ou com vento frio. Outro fator que influencia em piscinas ao ar livre são os raios solares diretamente na modelo, que interferem nas imagens obtidas e não podem ser removidos na pós edição. A ideia é deixá-la o mais natural possível com um mínimo de intervenção.
  • Além disso, profissionais costumam incluir o deslocamento e hora extra no orçamento quando precisam se deslocar até a sua residência.

8 – Maquiagem para água, é necessária no ensaio subaquático?

A maquiagem definitivamente faz diferença no resultado do seu ensaio. Ela realça a sua beleza e os seus traços na pós-edição. Eu aconselho a contratação do serviço de make-up no ensaio para todas as minhas clientes.

Se você decidir contratar uma pessoa de sua confiança, lembre-se de que a maquiagem precisa ser resistente à água. Procure profissionais especializados nesse tipo específico de maquiagem ou peça indicações de profissionais ao seu fotógrafo.

Já vivenciei situações no qual a maquiagem da gestante começou a “derreter” no meio do ensaio. No mínimo uma situação como essa gera atrasos, pensando no tempo ocioso enquanto a modelo retira a maquiagem para retomar o ensaio. E no pior dos casos pode exigir a remarcação do ensaio com toda a frustração e custos envolvidos.

Normalmente os fotógrafos que trabalham com ensaios subaquáticos podem lhe indicar profissionais especializados e de confiança para que você obtenha um excelente resultado e não tenha maiores preocupações com o seu ensaio.

9 – Porque o ensaio tem um valor mais elevado se a quantidade de fotos é até menor quando comparada a outros tipos de sessões fotográficas?

Toda vez que o fotógrafo submerge sua câmera, ele está colocando em risco um investimento considerável em equipamentos. Isso exige constante manutenção e troca dos kits ou caixas estanques que são utilizadas para a sessão subaquática. É por esse motivo que esses ensaios tem um valor um pouco mais elevado. Além disso, deve-se levar em consideração o tempo de ensaio e muitas vezes de deslocamento incluídos.

Sobre a quantidade de fotos, tudo depende do que você busca. Se você quer uma foto embaixo d’água sem edição, prepare-se para receber fotos sem nitidez, azuladas, com azulejos aparentes e muitas vezes com iluminação inadequada.

Fotógrafos especializados nesse tipo de ensaio investem um tempo considerável na edição das fotos após o ensaio. Técnicas especiais são utilizadas para garantir fotos com nitidez e um processo de edição pode levar de 40 a 60 minutos por foto. É um trabalho delicado e artístico que requer tempo e paciência.

Como eu acredito que uma imagem vale mais que mil palavras, rs, Confira abaixo um exemplo de foto com e sem edição:

10 – Quero fazer uma foto seminua no ensaio subaquático, é possível?

É claro! Essa é uma das fotos mais procuradas pelas mamães mas depende de acesso a uma piscina coberta e com privacidade.

11 – Como funcionam as fotos com cauda de sereia?

Sereismo está super em moda e além de tirar fotos embaixo d’água, alguns fotógrafos também oferecem caudas de sereia como um dos looks disponíveis para ensaios subaquáticos.

A cauda de sereia é um adereço produzido em diferentes cores e materiais. Eu por exemplo, gosto muito das caudas da Sirenita Brasil, pela facilidade em vestir, leveza para carregar e pela alegria das cores. Agora, para obter boas fotos com a cauda é recomendado aprender o nado golfinho, já que você fica com as pernas e pés presos no monofin, ou seja a barbatana da cauda.

E aí!? Se animou de fazer o seu ensaio subaquático? Veja nesselinkmais detalhes sobre o ensaio e entre em contato!

Localização

Endereço:

Rua Pitu, 72, conjunto 104, Brooklin, São Paulo – SP, 04567-060
(11) 94526-0126

Redes sociais:

Entre em contato

Nome é um campo obtrigatório
Email é um campo obtrigatório
Email inválido
Celular é um campo obtrigatório
Favor inserir telefone com código de área no formato: 11 11111-2222
Mensagem é um campo obtrigatório
Favor confirmar sua concordância com os termos apreentados.
© Copyright Shalimar Winkler Fotografia